Boas vindas !

Os alunos do 6º A criaram este Blog também com o objectivo de os alunos do 1º Ciclo de Escolaridade aprenderem de uma forma bastante engraçada. Pois, também temos aqui no Blog várias Actividades, de forma a facilitar a aprendizagem destas espécies ribeirinhas.

quarta-feira, março 16

O Loendro.


       *   Reino:
        *    Divisão:
        *    Classe:
        *    Ordem:
        *    Família:
        *    Género:
Nerium
       *    Espécie:
N. oleander

O loendro (Nerium oleander), também conhecido como oloendro, loandro, loandro-da-índia, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé, é uma planta ornamental extremamente tóxica.
É um arbusto grande, podendo ter por volta de 3 a 5 metros de altura. As suas flores podem ser brancas, rosa ou vermelhas. Mas o loendro ribeirinho do Baixo Alentejo é cor-de-rosa , o branco e o vermelho foram trazidos para o Alentejo pelo  homem. É uma planta pouco exigente, sendo tratada apenas com humidade e temperatura.
Toxicidade:
Toda a planta é tóxica. Tem como princípios activos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas vezes a ocorrência de vómitos evita o desfecho fatal.
Localização:
Esta planta é originária do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do Sul da Ásia. É muito comum em Portugal e no Brasil, quer espontânea quer cultivada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário