Boas vindas !

Os alunos do 6º A criaram este Blog também com o objectivo de os alunos do 1º Ciclo de Escolaridade aprenderem de uma forma bastante engraçada. Pois, também temos aqui no Blog várias Actividades, de forma a facilitar a aprendizagem destas espécies ribeirinhas.

segunda-feira, março 14

O saramugo

Este pequeno peixe tem um nome curioso e tem mais para descobrir do que à primeira vista podemos esperar de um animal tão pequeno. No entanto, trata-se uma espécie que muitos pescadores de águas interiores desconhecem por completo, sendo vários os motivos porque deve ser divulgada.

O Saramugo é um pequeno peixe de água doce cujo nome científico é Anaecypris Hispanica. Trata-se de uma espécie endémica da bacia hidrográfica do Rio Guadiana, não existindo por isso em qualquer outro sistema fluvial. Curiosamente, apesar de só existir nesta bacia, nunca foi detectado no troço principal do rio. Actualmente encontra-se com estatuto de espécie “Em Perigo” nos Livros Vermelhos dos Vertebrados de Portugal e Espanha, desenvolvendo-se neste momento esforços conjuntos para evitar a regressão acentuada de que é alvo, ele na idade adulta mede cerca de 7 cm de comprimento.
Reprodução

Rápido crescimento durante o primeiro ano de vida, ao fim do qual ocorre a maturação
sexual, apresentando baixa taxa de fecundidade. Reproduz-se na Primavera, geralmente entre Abril e
Maio e realiza posturas fraccionadas. Efectua migrações de reprodução para montante, para as zonas
de reprodução/alevinagem, descendo para zonas inferiores, locais de maior produtividade e
estabilidade ambiental, onde efectuam o seu crescimento.

Alimentação

Alimenta-se essencialmente de invertebrados planctónicos e bentónicos e ainda de
plantas fanerogâmicas, algas e detritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário